Dia Mundial das Cidades

Venda de terrenos nas Centralidades do Namibe
Outubro 28, 2020
Operação Sequele define parâmetros urbanísticos
Novembro 20, 2020

Anualmente, o dia mundial das cidades é celebrado à 31 de Outubro.

Anualmente, o dia mundial das cidades é celebrado à 31 de Outubro – criado pela Assembleia Geral da ONU em Dezembro de 2013 e comemorado pela primeira vez, em 2014, com o objectivo de promover o interesse da comunidade internacional na urbanização global, melhorar a cooperação entre países e cidades no encontro de oportunidade, enfrentar os desafios da urbanização.

Este Dia é reconhecido pela Nova Agenda Urbana como plataforma prioritária de colaboração entre parceiros e contribui para os objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

A ONU- Habitat realiza todos os anos, o Outubro Urbano, que inicia com o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira do mês, (e este ano foi no dia 05 de Outubro) e encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de Outubro).

Neste ano o Dia Mundial do Habitat abordou o tema sobre a “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e o Dia Mundial das Cidades focará o tema “Valorizando nossas comunidades e cidades”.

Este ano o Circuito Urbano foi feito de forma totalmente virtual fruto da pandemia da Covid-19, através das tecnologias de informação alargou-se o debate entre várias instituições.  O Governo angolano apresentou no Fórum Mundial Urbano, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em Fevereiro de 2020, as directrizes preliminares da Política Nacional de Habitação.