Os contemplados receberam as chaves das mãos da ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, no âmbito do projecto de realojamento das famílias vítimas das últimas chuvas, que causaram oito mil e 165 desalojados. O realojamento das famílias afectadas pelas chuvas começou na passada semana, com a atribuição de residências a 157 outras.
O projecto habitacional Mayé-Mayé conta com mais de três mil habitações, cuja construção teve início em 2016. A primeira fase do projecto foi concluída há mais de dois anos, com duas mil casas T2 e mil T3, encontrando-se em construção 1.522 casas para serem entregues em breve.
Segundo Carolina Cerqueira, para o programa integrado de realojamento das famílias em Luanda existem cinco mil habitações sociais, mil 680 apartamentos e quatro mil casas sociais. “Viemos reafirmar o programa do Executivo para o realojamento das populações que estavam em situação precária. Trata-se de reafirmar o direito de habitação condigna às populações”, disse a ministra. Carolina Cerqueira acrescentou que o Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território está a levar a cabo em todo o país um programa de habitações sociais.
O programa, prosseguiu a ministra, é integrado e estruturado, com acesso a escolas, posto de saúde e esquadra policial, no âmbito da proximidade dos serviços sociais básicos às populações. O processo de entrega das habitações foi testemunhado pelos ministros da Saúde, Educação, Interior, Energia e Águas e das Obras Públicas e Ordenamento do Território.