De acordo com o ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares, a reformulação do Nó de ligação Samba/Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy” é uma obra alinhada com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, referente à mobilidade urbana, sendo a 21ª estrutura de desnivelamento viário, das 41 previstas para a capital do país.
Manuel Tavares referiu que o “Nó de ligação” é uma obra com características de engenharia muito especiais onde foram implantadas mais de 800 estacas de contenção de terra, que permitiram fazer os túneis.
O Nó Rodoviário de Talatona Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy” é uma obra de engenharia inovadora feita no país, que desperta um caminho importante a seguir quanto à realização de mais projectos a este nível, com vista a colocar o nome de Angola no patamar de países com infra-estruturas rodoviárias de alto nível.
Para o Ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, o novo “Nó Rodoviário”, juntamente com o viaduto da Samba e a futura Marginal da Corimba, vão permitir, igualmente, o acesso mais rápido ao centro “político e económico” do país.
Neste sentido, adiantou, estão previstas no âmbito do projecto Marginal da Corimba, a construção de mais três viadutos, nomeadamente o da Samba, da Cuca, no Cazenga, da Estalagem em Viana, bem como as marginais do Rio Cambamba.
Além da necessidade da construção de mais viadutos e nós rodoviários, prosseguiu, é imperioso a construção da segunda circular de Luanda para desviar o trânsito entre Ramiros e Kifangondo, de modo a se evitar que o trânsito inter-provincial passe para dentro das zonas urbanas, garantindo, com esta medida, acesso mais rápido ao novo Aeroporto Internacional de Luanda Dr. António Agostinho Neto.